Mongaguá recebe a Carreta ‘Mulheres de Peito’

Foto: Divulgação

Outubro será marcado pela conscientização do Câncer de Mama e as mulheres tem que se prevenir contra a doença. Por isso, em Mongaguá, iniciativas preventivas do Outubro Rosa já começam a serem feitas nesta terça-feira (26/09), com a carreta-móvel do programa ‘Mulheres de Peito‘, que ficará estacionada.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), que faz a gestão completa de diagnósticos por imagem. Segundo o Governo de São Paulo, a carreta fica em Mongaguá entre os dias 26 de setembro a 07 de outubro, realizando gratuitamente mamografias para mulheres com mais de 35 anos. 

Campanha do Outubro Rosa vem para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) relatam que cerca de 57 mil mulheres por ano, são diagnosticadas. Isto representa 28% dos novos casos de câncer surgidos a cada ano. Porém, se for detectado em fase inicial, o câncer de mama é curável em até 98% dos casos, evitando a retirada do seio e aumentando as chances de tratamento e cura. 

O objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama é visando a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Assim, a carreta da mamografia vem para contribuir com a agilidade do diagnóstico, garantindo o acesso facilitado a exames diagnósticos.

Requisitos

Para realizar o exame na carreta do programa Mulheres de Peito, as candidatas de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar RG, cartão do SUS e um pedido médico. Já pacientes de 50 a 69 anos podem levar apenas RG e cartão do SUS. 

Localizada na Avenida Dudu Samba, centro da cidade, a carreta atende de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), a partir da distribuição de senhas no período da manhã. Serão realizados 50 exames nos dias da semana e 25 aos sábados.  

O câncer de mama pode ser desenvolvido por fatores comportamentais, aspectos hormonais ou hereditários. Hoje em dia não existe uma causa exclusiva para desenvolvimento da doença assim, diversos fatores podem estar relacionados como: envelhecimento, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente, entre outros. 

Por esse motivo, neste mês do outubro rosa é importante conscientizar as mulheres sobre o cuidado com a saúde e incentivar a realização de exames diagnósticos periódicos e reforçar hábitos saudáveis para uma qualidade de vida melhor.  

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS