Um morador em situação de rua foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) após apresentar sintomas de hipotermia (queda da temperatura do corpo). O caso ocorreu em Mongaguá e ele precisou ser hospitalizado no Pronto-Socorro Central.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o homem deitado em um colchão ao lado de um carro e se contorcendo de frio e sofrendo com espasmos. O caso aconteceu na terça-feira (13) e uma mulher chegou a ajudar ele, dando chá quente e roupas quentes, mas ele seguia com muito frio.
O SAMU compareceu ao local e percebeu que o morador em situação de rua estava em um colchão molhado no asfalto do bairro Vera Cruz. Foi preciso que ele se envolvesse em uma manta térmica e acalmado, por estar nervoso e confuso.
O paciente foi encaminhado ao Pronto Socorro Central de Mongaguá, onde recebeu o restante do atendimento médico, um banho quente e roupas novas. Segundo a prefeitura, ele segue em observação na unidade de saúde e, quando receber alta, será convidado a se instalar no Centro de Acolhida Noturno Emergencial de Inverno Municipal (Caneim).
Ainda de acordo com a administração, o Caneim foi elaborado para garantir que os acolhidos passem por épocas de frio em condições adequadas. O serviço iniciou os trabalhos de buscas ativas, acolhimentos e apoio às pessoas em situação de rua que optam por não serem acolhidos pelo Centro. Segundo a administração, as pessoas recebem visitas de equipes técnicas, alimentação, meias e mantas para evitar que sintam frio, ainda que na rua.