Américo Carreira Vieira, conhecido na Baixada Santista como Babbo Américo, morreu nesta quarta-feira (3), aos 89 anos, em decorrência de complicações pulmonares. A informação foi confirmada pelo perfil da Cantina Babbo Américo, no qual era dono, nas redes sociais.
“Hoje nos despedimos do nosso querido Babbo, que cumpriu sua missão e nos deixou um legado de honestidade, carinho, bondade, dedicação e caridade. Somos gratos pelo privilégio que foi viver ao lado dele, e agradecer todo o amor e carinho que ele recebeu de todos vocês ao longo de todos esses anos”, finalizou a Cantina na publicação.
Américo nasceu em Portugal, mas passou a morar no Brasil muito novo, com apenas 15 anos de idade. O seu primeiro emprego foi como garçom na Cantina Liliana, em Santos.
Anos depois Babbo se tornou sócio da Cantina Liliana, até que em 2014, Américo vendeu o nome da Cantina Liliana à família de Julio Rodriguez, com quem administrava o negócio. Ele ficou com o ponto e o espaço foi rebatizado como Cantina Babbo Américo.
Uma das invenções de Babbo na culinária foi a pizza de champignon, criada há mais de 50 anos. A pizza, de massa leve e crocante, leva um molho encorpado que conquista todos que a provam, se tornando uma das pizzas mais famosas da cidade. Essa é apenas uma das referências que os moradores do litoral paulista sempre terão ao lembrar de Babbo, que sempre fazia questão de sempre receber os clientes da cantina e cumprimentar um por um.
O empresário deixa a esposa, um filho e netos. Um outro filho, faleceu em 2021 vítima da Covid-19.
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.



