MP determina que serviços de transporte de resíduos seja suspenso no Guarujá

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) determinou que a Prefeitura de Guarujá suspendesse a partir desta sexta-feira (29/09), as atividades de geradores, transportadores e destinos de resíduos de construção civil. A medida é válida para quem ainda não fez o cadastro no Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sigor). O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Município.

Segundo a administração, desde o dia 21 de dezembro de 2022, por meio do Decreto 15.285, já era feito o aviso para que os profissionais do ramo precisam se cadastrar no Sigor para seguir no exercício das operações. A determinação foi dada pelo Inquérito Civil instaurado pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente Baixada Santista (Gaema/BS), órgão especializado do MP/SP.

A prefeitura informa que ao longo de 2023, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) emitiu diversos informes, além de sensibilizar, pessoalmente, sobre a necessidade de adesão à plataforma, que começou a funcionar em 13 de março último. Agora, aqueles que não estiverem regularizados devem suspender as atividades até o cadastramento, ou estarão sujeitos às sanções previstas no artigo 16 da Lei Municipal 4.150/2014.

As penalidades incluem multa, embargo, apreensão de equipamentos, suspensão de atividades por até 15 dias e cassação do alvará de funcionamento. O objetivo da municipalidade é coibir o descarte irregular de resíduos da construção civil, evitando danos ao meio ambiente e mantendo o ordenamento do espaço urbano em Guarujá.

Passo a passo

Para se cadastrar, basta acessar o site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o e escolher a opção ‘Sigor on-line construção civil’.

Um passo a passo simplificado estará disponível para a conclusão do processo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS