Falta pouco mais de uma semana para o início do Festival Santos Café e um dos eventos que vai rolar é um debate sobre o protagonismo atual das mulheres em toda a cadeia do grão. O debate acontecerá no Museu Pelé.
A palestra ‘Mercado de trabalho para a mulher no café’, está prevista para acontecer no dia 8 de julho, às 15h, será realizada por Tâmara Isa da Silva, Elisângela A. Pinto, Danielle Cantieri e Maureen Rocha. Elas são integrantes do Mundo Mulher Café, grupo criado em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais (MG) com o objetivo de fazer a conexão de mulheres envolvidas com a cadeia produtiva para fomentar ações e fortalecer o segmento.
No encontro, as palestrantes vão abordar o crescimento feminino, números, avanços e as oportunidades que estão surgindo para as mulheres no mercado do café. A entrada é gratuita.
De acordo com Danielle, as mulheres estão presentes em toda a cadeia produtiva do café, seja no plantio, colheita até chegar à indústria e demais atividades que fazem parte do universo cafeeiro (do grão à xícara).
“Porém, mesmo com toda essa participação, ainda busca-se visibilidade para o público feminino neste setor. Buscamos o reconhecimento no mercado de trabalho a partir de um maior protagonismo e visibilidade, pois mesmo que estejamos participando de todo o processo, ainda lidamos com preconceitos”.
“Participando do festival podemos apoiar e mostrar que juntas podemos nos fortalecer neste universo. A presença das mulheres na atividade cafeeira é de ser admirada: em cada detalhe do processo de produção, sua habilidade de organização, que traz um excelente resultado para a bebida; na sensibilidade de agregar pessoas; na gestão dos recursos e na capacidade de aceitar com maior facilidade o novo. Reescrevemos, assim, a linda história da nossa bebida, com um toque tão forte quanto sua própria existência”, concluiu.