A busca por emprego mobilizou centenas de pessoas na manhã desta terça-feira (26) no Centro Histórico de Santos. A Prefeitura, por meio dos Mutirões de Emprego, promoveu a 8ª edição da iniciativa, que reuniu 370 candidatos para disputar 145 vagas em 20 funções diferentes. O evento aconteceu no Resolve Aqui, na Rua Amador Bueno, 249, reforçando o papel do programa como um facilitador entre as empresas e os profissionais.
Entre as vagas disponíveis estavam: açougueiro, ajudante de cozinha, balconista, auxiliar de limpeza, copeiro, cozinheiro, estoquista, fiscal de loja, gerente de loja e manobrista. A variedade de oportunidades atrai diferentes perfis, como o de Wendel Gonçalves, de 26 anos. Desempregado desde maio, ele busca uma vaga como estoquista enquanto não consegue uma oportunidade no setor de logística portuária. “Não dá pra ficar parado”, afirmou o candidato.
Uma Porta de Entrada para o Mercado de Trabalho
O secretário de Assuntos Portuários e Emprego (Seporte), Bruno Orlandi, destacou a importância da iniciativa. “Os números demonstram a força do mutirão como porta de entrada para o mercado de trabalho”, comentou. Ele ressaltou, ainda, a expansão do programa para além dos mutirões, com o objetivo de oferecer mais qualificação profissional. “Estamos firmando parcerias com instituições como Cenep, Sopesp e Governo do Estado para oferecer novos cursos gratuitos de qualificação”, completou. A meta é preparar os trabalhadores para as constantes mudanças do mercado.
O mutirão também recebeu pessoas como Cíntia Gratuliano Moreira, de 49 anos, que procura uma vaga de recepcionista. Ela elogiou a organização do evento. “Tenho procurado trabalho em outros lugares, mas não tive o mesmo atendimento que estou tendo aqui. Tudo muito organizado e logo fui chamada para entrevista. Agora é torcer”, disse Cíntia.
A emoção tomou conta de Luiz Eduardo de Abreu, de 57 anos, ao ser chamado para a entrevista. Sem aposentadoria e desempregado, ele busca uma vaga como cozinheiro, aproveitando a experiência que acumulou em duas unidades do Bom Prato. Além disso, ele já planeja o futuro. “Fiz o curso de panificação da Prefeitura e quem sabe consigo mais pra frente trabalhar como confeiteiro”, contou Luiz.
O coordenador de Emprego e Relações do Trabalho da Seporte, Ricardo Serra, ressaltou os benefícios mútuos da ação. “Os mutirões incentivam as empresas e facilitam na busca do perfil do candidato”, destacou. Por outro lado, a iniciativa também beneficia quem busca uma oportunidade. “A iniciativa também facilita a vida de quem busca trabalho”, concluiu.
Atendimento Contínuo para a População
Além dos mutirões, o Centro Público de Emprego e Trabalho de Santos (CPET) oferece atendimento diário e contínuo para quem procura emprego. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, na Rua João Pessoa, 246, dentro do Poupatempo. Para ser atendido, é preciso apresentar carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
A iniciativa de empregabilidade da Prefeitura de Santos está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU número 8, que trata do Trabalho Decente e Crescimento Econômico.



