A Secretaria de Saúde de Cubatão inicia na próxima segunda-feira, dia 18, um grande mutirão para a realização de exames de imagem e testes de HPV. A ação acontece em uma carreta estacionada ao lado do Centro Esportivo Romerão, na Rua Pedro de Toledo, 333, na Vila Couto. A iniciativa busca oferecer diagnóstico precoce e atender à demanda reprimida por esses procedimentos na cidade.
Entenda a Programação e os Exames Oferecidos
Eventualmente o mutirão disponibiliza 1.055 ecocardiogramas, 2.500 testes de HPV e 7.131 ultrassonografias. Ou seja, entre os exames de ultrassom, estão os de mama, transvaginal, abdômen, aparelho urinário, punho, cotovelo, ombros, carótida e tireoide.
Além disso, nos dias 18 e 19, a prioridade é o atendimento por livre demanda para exames de imagem. As pessoas com pedido médico em mãos podem comparecer diretamente ao local, levando também um documento de identidade. A partir do dia 20, começam os atendimentos agendados pela equipe da Secretaria de Saúde.
Para as consultas ginecológicas e testes de HPV, o atendimento é por livre demanda. As mulheres podem ir ao local e realizar o procedimento ou agendar um novo horário, dependendo do movimento.
Então quem não tem um encaminhamento médico deve procurar a unidade de saúde mais próxima para uma avaliação. Nesse caso, a pessoa precisa levar o pedido médico, o documento de identidade e o comprovante do agendamento para o mutirão.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Horários e Resultados
O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Os resultados dos exames de imagem saem na hora. Já os testes de HPV serão enviados para análise laboratorial, e as pacientes receberão uma senha para acessar o resultado online.
O mutirão tem previsão de ir até 18 de novembro, mas a data pode ser estendida para que todas as metas de atendimento sejam alcançadas. Segundo Márcio Oliveira, secretário de Saúde, a ação visa promover o diagnóstico precoce, evitando que condições de saúde se agravem.
Os exames de ultrassom e ecocardiograma ajudam a detectar doenças cardiovasculares, anomalias e problemas renais e hepáticos. Já os testes de HPV são essenciais para a detecção precoce do vírus, que está diretamente ligado ao desenvolvimento do câncer do colo do útero.



