Um dia para cuidar da natureza. Pescadores, munícipes e instituições fizeram uma mobilização de limpeza do Canal do Mar Pequeno, em São Vicente. O resultado do ‘3° Mutirão Salvamar’, organizado pelo Projeto Ecomar, foi a remoção de 30 toneladas de resíduos, divididos entre plásticos, isopor, pneus e sofás.
Segundo a prefeitura, a ação ocorreu no domingo (20), com a participação de 147 pessoas e 38 embarcações, incluindo mergulhadores. Após a remoção de 30 toneladas de resíduos do Canal do Mar Pequeno, a sensação foi de indignação e muitos questionamentos sobre o descarte irregular e a poluição que isto provoca, causando impactos negativos ao bioma da região.
A ação integrada visa despertar a conscientização e promover um dia de contribuição para a preservação do meio ambiente. Os 45 metros cúbicos de resíduos que totalizaram 30 toneladas foram retirados por nove caminhões.
O coordenador de Saneamento Básico da Semam, Eduardo Tenório, ressalta a importância da participação do munícipe na preservação do meio ambiente.
“O projeto busca gerar a consciência de que o mar é uma propriedade que pertence a todos. Portanto, a responsabilidade é compartilhada. A cada evento que passa, percebemos o que precisamos melhorar”.
A ação envolveu, além da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), pescadores do Município, a Associação Comercial (ACSV), o Rotary Club São Vicente – Praia e a Associação Paulista de Pesca Submarina.