Nesta quinta-feira (12/10), os católicos comemoram o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. E como é de costume, diversas paróquias que levam o nome dela ou de demais santos, terão missas, procissões e celebrações especiais. Mas em Santos, além das missas e procissões, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, também vai acontecer o lançamento do livro “Pelas Mãos de Maria, um socorro para o nosso tempo”.
O THMais conversou com o pároco da igreja localizada no bairro Aparecida, Padre Lucas, que explicou sobre a obra literária, que será lançada nesta quinta, o que o motivou a escrever e também sobre o significado de Nossa Senhora Aparecida para os brasileiros. Confira:
De onde veio a inspiração e a motivação para escrever o livro?
O intuito do livro “Pelas Mãos de Maria, um socorro para o nosso tempo” não é expor um tratado sobre Maria e nem aprofundar temas teológicos sobre ela. Há muitos livros, documentos e encíclicas papais que tratam sobre esse assunto.
O desejo é refletir sobre à importância que Maria tem no Mistério de Cristo e como podemos vive-lo, correspondendo com alegria ao chamado de seguir o seu caminho.
Quando recebi a notícia da Editora Sagrada Família que o terceiro livro poderia começar a ser escrito e que o tema seria sobre Maria, meu coração bateu bem forte e muitos pensamentos vieram, pois Maria sendo tão simples, singela, de oração, mulher contemplativa, do Espírito Santo e tantos outros adjetivos, merecia e merece ser apresentada como digna “serva do Senhor”. Que tamanha honra recebi da editora, mas que responsabilidade é escrever sobre Maria que pouco se apresenta nos Santos Evangelhos.
O que Maria simboliza para as pessoas?
Maria é a Mãe de Deus, Mãe de Jesus e nossa. Ela disse Sim ao projeto de Deus e nos auxiliar para que o nosso sim seja dado com alegria e coragem. Ela tem a graça de interceder por todos, de modo especial pelos aflitos, por aqueles que pedem o seu auxílio.
Ela nos aponta para o caminho, que é o seu Filho Jesus. Com ela, façamos a vontade de Deus segundo a tua Palavra.
Resuma a história de Nossa Senhora Aparecida?
A história de Nossa Senhora Aparecida tem seu início em 1717, pelas mãos de três pessoas muito importantes: João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, três pescadores que as margens do Rio Paraíba do Sul tentavam encontram peixes para elaboração de um banquete e não encontravam nada.
Nesse momento, as margens do Rio, os três pescadores encontraram a imagem e a colocaram dentro do barco. Foi após isso que eles se depararam com a ação e intercessão da Mãe de Deus, pois os pescadores que até então não tinham conseguido pescar nada, encheram as redes de forma abundante.
Antes de realizarem a entrega dos peixes que haviam prometido, os pescadores entregaram a imagem a esposa de um deles e ela montou um altar na casa da família e agradeceu Nossa Senhora pelo milagre. Este é o marco inicial da devoção à Nossa Senhora Aparecida.
Depois disso, iniciou-se o processo de devoção, de criação de igreja em louvor à Nossa Senhora, bem como de reconhecimento do milagre dos peixes. Tudo isso foi aprovado e reconhecido pela Igreja. Em 1953 a CNBB decidiu celebrar a festa da padroeira em 12 de outubro, o que ocorre desde 1954 até os dias de hoje, com a graça de Deus.
Por que 12 de outubro foi a data escolhida para homenagear a padroeira do Brasil?
A princípio, a festa da padroeira do Brasil não era comemorada no dia 12 de outubro, mas por conta da descoberta da América, por ser o mês do Rosário, Dia da Criança e também mês do encontro da imagem, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1953 decidiu transferir a festa para o dia 12. A primeira vez que a festa foi celebrada nesta data foi no ano de 1954.
Como você vê a devoção do brasileiro por ela?
Os brasileiros têm devoção por Nossa Senhora Aparecida, certamente por ser a mãe de Jesus, a mãe do Salvador. Com certeza, o fato de sua imagem ter sido encontrada por pescadores, em 1717, as margens do Rio Paraíba do Sul e dela ter se tornado padroeira do Brasil também reforçam sua importância e, consequentemente, a devoção do brasileiro por Nossa Senhora Aparecida, nossa mãe.
O que a figura dela representa não apenas aos cristãos, mas também para toda a população?
Penso que ela representa a figura da mãe, representa aquela serva fiel, que soube ser humilde e atender aos desígnios de Deus. A figura dela representa, ainda, uma intercessora a quem socorremos em todas as nossas necessidades, mas que também agradecemos por estar sempre passando a nossa frente nos guiando. Ou seja, Nossa Senhora representa aquela que devemos ter como o espelho e devemos buscar imitar.