Nesta terça-feira (13), de maneira simbólica, a cidade de Santos foi a Capital do Estado de São Paulo, em razão das celebrações dos 260 anos de José Bonifácio de Andrada. E o grande ato foi a entrega do Pantheon dos Andradas, que será aberto ao público a partir desta quarta-feira (14).
Localizado na Praça Barão do Rio Branco, no Centro de Santos, foi realizado o ato cívico, onde autoridades do município, do Estado de São Paulo e de 50 alunos das Unidades Municipais de Ensino (UMEs) José Bonifácio e dos Andradas, participaram.
Atualmente, o local está ocupado na antiga Portaria do Convento do Carmo. O restauro foi conduzido pelo arquiteto Ney Caldatto, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações de Santos. Nela, é incluída a reconstituição das partes de alto relevo em gesso e placas de mármore, limpeza e polimento das paredes e do piso em mármore. Além disso, também houve a recuperação do telhado. Nas telhas originais de barro, foi colocada uma subcobertura com telha metálica, para proteção contra infiltrações.
“Conhecer e divulgar a trajetória de José Bonifácio, o mais brilhante brasileiro e por nossa felicidade santista, ajuda aos jovens como exemplo para construir um país muito forte”, disse o prefeito Rogério Santos.
Representando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab citou a disposição do Estado em estabelecer parcerias com o Município. “Em uma ação exemplar daqueles que estão na vida pública para oferecer o que há de melhor: qualidade de vida, boa saúde, boa educação e, principalmente, perspectiva de futuro para os santistas, os paulistas e os brasileiros”.
De acordo com a prefeitura, a obra custou R$ 1,5 milhão e foi totalmente custeada pela empresa Santos Brasil. Ela também esteve responsável pela aquisição da escultura em bronze do Patriarca da Independência do Brasil, em tamanho real e instagramável. Ela fica na Praça Barão do Rio Branco e pronta para a interação do público.