Nova iluminação reforça a segurança em praça de Santos

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Andar pela Praça Washington, onde fica o Orquidário de Santos pela noite requer atenção redobrada. Mas para dar mais tranquilidade aos moradores, novas iluminações em LED foram implantadas. O serviço também contemplou as ruas Santa Catarina, Tupis e Décio Stuart, no José Menino.

De acordo com a administração, a nova iluminação pública oferece luz branca, essa tecnologia garante mais segurança para o trânsito de veículos e pedestres ao permitir melhor visualização e facilita a supervisão por parte das câmeras de monitoramento.

Essas quatro localidades integram a primeira etapa do projeto de melhoria implementado pela Prefeitura, voltado para a substituição de 91 lâmpadas de 250 watts e outras 24 de 400 watts, todas de vapor de sódio, por luminárias em LED em oito vias do José Menino. O programa já beneficiou, em agosto, a Avenida Bandeirantes, na Alemoa, e, este mês, o bairro Piratininga.

Segundo a prefeitura, na Praça Washington, foram substituídas 24 lâmpadas de 400 watts de vapor de sódio por unidades de 150 watts em LED, enquanto nas ruas Tupis, Santa Catarina e Décio Stuart foram trocadas, respectivamente, 12, 11 e 5 unidades. Essas vias contavam com lâmpadas de 250 watts, potência de iluminação presente também na Rua Rio Grande do Sul, onde a mudança já foi realizada em 9 dos 14 pontos existentes.

Nesta primeira etapa, a ser encerrada este mês, o programa também beneficiará a Avenida Barão de Penedo, onde serão substituídas 23 lâmpadas, e as ruas Alfredo Ximenes e Guilherme Álvaro, com 17 e 9 unidades, respectivamente, todas com 250 watts.

Vantagens

Além de aumentar em cerca de 20% a luminosidade, a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED representa uma economia da ordem de 40%, diz o engenheiro eletricista Paulo Aguina, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pela supervisão e coordenação dos serviços.

“As unidades com essa tecnologia também precisam de menos manutenção, possuem vida útil de até 100 mil horas e contam com distribuição luminotécnica (da luz) de maior qualidade, o que beneficia o campo de visão do motorista”, frisou.

Aguina destacou ainda que, além do ganho da iluminação pública com a luz branca, o meio ambiente também é beneficiado com as lâmpadas com tecnologia LED. “Elas são sustentáveis e conseguem reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera”, afirmou.

As luminárias de vapor de sódio, com tons amarelados, têm menor índice de reprodução de cor. “Isso significa que elas impactam e modificam a distinção de tonalidades. Um veículo branco, por exemplo, ganha tons de creme, por conta do tipo de radiação desses modelos”, explicou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS