RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Nova intervenção na Alemoa em Santos visa melhorias no sistema de drenagens

Começou a demolição do canteiro central do primeiro trecho da Rua Augusto Scaraboto, viabilizando a canalização de uma vala para proteção do seu fundo e das margens da via, o que vai melhorar a drenagem na área. Trata-se do primeiro trecho do projeto da Prefeitura de pavimentação dessa importante via de acesso e circulação de veículos pesados no bairro da Alemoa, por onde transitam 30% da produção nacional para embarque no porto.

A via, localizada nas proximidades do Viaduto Paulo Bonavides, ganhará obras de drenagem, paisagismo e iluminação em LED de forma a garantir maior segurança ao tráfego e conforto para os motoristas, especialmente para os 14 mil caminhões que diariamente, em média, trafegam pelo porto e área industrial. Nesta fase inicial, os trabalhos concentram-se no trecho próximo ao acesso à empresa Stolthaven, do lado oposto à Rua Aurélio Batista Félix, perpendicular à Av. Augusto Scaraboto.

“A empreiteira concluiu a limpeza e agora começou a escavar para depois providenciar a contenção do terreno e instalar a tubulação para canalizar”, explicou Guilherme Wingerter, técnico em edificações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

MELHORIAS

As intervenções da Prefeitura têm por objetivo melhorar o fluxo de veículos na entrada e saída da Alemoa e do porto, que não contam com um acesso rodoviário direto atualmente. “A readequação do sistema viário da Rua Augusto Scaraboto, no entorno do viaduto, reduzirá os conflitos nos cruzamentos e proporcionará melhor fluidez para entrada e saída na Alemoa Industrial”, destacou o titular da Seinfra, Fabrício Cardoso. A intervenção não substitui o acesso direto ao porto, proposta em planejamento, que envolve a Prefeitura, APS, AMA, Governo do Estado e Ecovias, entre outros.

PROJETO

A cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A. vencedora a concorrência pública, o projeto envolve intervenções na Augusto Scaraboto e no entorno do Viaduto Paulo Bonavides O início das obras foi precedido de reuniões para definição e desenvolvimento do plano de ação entre a empreiteira, CET, Autoridade Portuária de Santos (APS), Guarda Portuária, representes da Associação de Melhoramentos da Alemoa (AMA) e lideranças do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos), entre outros envolvidos.

“As reuniões estabeleceram um efetivo plano de operação e desvios para minimizar os reflexos no tráfego, levando em conta os períodos das grandes safras, programação dos terminais e demais variáveis da mobilidade urbana da região”, explicou Fabrício Cardoso.

O projeto de alteração do sistema viário teve como base proposta para melhoria do fluxo no entorno do viaduto, financiada pelas empresas do retroporto que integram a AMA. A APS também deverá executar intervenções nas proximidades.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS