Desde que a nova passarela de pedestres para o acesso à travessia de barcas de Santos e Vicente de Carvalho foi entregue, em 2022, sobraram críticas dos ciclistas. Eles alegam ter dificuldades em levar as bicicletas. Por isso, a Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a construção de uma rampa exclusiva para os ciclistas, em setembro.
A permissão só foi possível com a autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). A nova estrutura será destinada especialmente ao acesso de bicicletas à passarela que faz a travessia de acesso ao cais, ao lado da Alfândega, por cima da Avenida Perimetral do Porto de Santos. Com isso, a rampa atenderá os ciclistas de maneira contínua e garantirá acessibilidade.
Segundo a APS, a obra, a ser feita pela empresa Rumo, tem como o objetivo, terminar com o problema enfrentado pelos ciclistas que utilizam diariamente a passarela. A passarela foi concluída no fim de 2022, mas vinha sofrendo com inúmeras queixas, principalmente pelos ciclistas. De acordo com o presidente da APS, Anderson Pomini, as obras terão início em 1º de setembro.
O cenário de hoje é que muitos ciclistas utilizam o elevador para entrar e sair da passarela, devido à inclinação da canaleta de condução das bicicletas, que fica junto às escadas. Mas boa parte dos ciclistas não conseguem empurrá-las na subida nem as segurar na descida.
Além disso, os elevadores também têm sido alvo de atos de vandalismo. A APS tem realizado reparos constantes nos elevadores provocados por vandalismo.
A expectativa da atual gestão da APS é que a rampa resolva o problema de acesso dos ciclistas que chegam e retornam de Vicente de Carvalho pelas barcas do Departamento Hidroviário.