Nova XV de Novembro vira referência para o turismo e gastronomia em Santos

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Aos poucos, o Centro Histórico de Santos está ganhando uma nova cara e cada vez mais atrativo. Desde a quinta-feira (16/11), o bulevar da Rua XV de Novembro foi liberado ao público e o trecho das ruas Riachuelo e Frei Gaspar, passa a contar com o espaços de gastronomia e cultura.

O prefeito Rogério Santos (Republicanos) falou que a reforma não é apenas a “revitalização de uma rua”. Para ele, a obra está inserida em um amplo projeto de resgate do potencial do Centro Histórico de Santos. Entre eles, o Porto Valongo.

“A reformulação da via beneficiará o comércio. Vai ajudar a atrair mais público para esta região da Cidade, assim como os esforços que estamos fazendo na área da Habitação, com prédios recebendo projetos de retrofit, trazendo mais moradores”.

De acordo com a administração, como não existe nenhuma rede de concessionária nesse ponto, as tubulações foram desviadas para o leito da rua, evitando comprometimentos futuros ao passeio.

Agora, o piso da Rua XV encontra-se revestido por granito polido, de acabamento uniforme, praticamente nivelado ao passeio e com um rebaixamento de no máximo três milímetros. Os meios-fios ganharam granito na cor cinza e as calçadas contam com cobertura de pedra portuguesa, além de rampas de acessibilidade nas esquinas, confeccionadas em concreto desempenado.

Mais serviços

Segundo a prefeitura, também foram feitos serviços da implantação de rede própria de drenagem. Ela substitui o sistema anterior, superficial, no qual a água pluvial escorria pelas sarjetas até encontrar as bocas de lobo da rede nas imediações.

Além disso, cada imóvel dispõe, agora, de uma caixa hidráulica de sua rede pluvial, embutida no leito da via. Interligada à rede de drenagem principal por tubulações embutidas, a caixa hidráulica particular, que conta com sinalização indicando sua posição na via, facilitará a limpeza por parte dos responsáveis pelos imóveis, funcionando como uma caixa de inspeção.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS