Que a Baixada Santista é um polo turístico, todo mundo sabe. Em 2024, a Baixada Santista recebeu um número aproximado de 6 milhões de turistas. Com esse alto número de visitantes, a rede hoteleira se movimenta para atender as pessoas que aproveitam épocas de temporada para visitar a região.
Visando um melhor funcionamento e atendimento, o Ministério do Turismo definiu novas regras envolvendo horários de entrada e saída dos hóspedes e a rotina de limpeza dos meios de hospedagem no país, que terão que ser implementadas até a segunda quinzena de dezembro. Além dessas mudanças, o ministério implementou um sistema, chamado de Ficha Nacional de Registro de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital), em que as pessoas podem realizar o check-in de forma virtual antes de chegar ao local em que irá se hospedar.
As novas regras são:
-Reduzir o tempo da diária em 3 horas para que serviços de limpeza possam ser realizados, de maneira que a diária seja de 21 horas ao invés de 24 horas.
-Estar incluída na limpeza, no mínimo: higienização completa, troca de roupas de cama e toalhas.
-Os hotéis decidem horários de check-in e check-out, mas deve comunicar no momento da reserva.
-Entrada antecipada ou saída tardia são permitidas e podem ser cobradas, desde que sejam informadas previamente ao hóspede.
Plataformas como AirBNB não se enquadram na definição oficial de meios de hospedagem e, por isso, não estão sujeitas diretamente às novas exigências. Mesmo assim, continuam sendo obrigadas a cumprir as regras do direito do consumidor.



