O Mercado Municipal de Santos passa por uma modernização que integra funcionalidade, design e tecnologia. Obras estão 95% concluídas, e a previsão é que o espaço seja entregue em outubro à Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), responsável pela sua inauguração. A renovação do edifício, além disso, faz parte do projeto de revitalização do Centro Histórico da cidade. Assim, o projeto busca harmonizar passado e presente.
Um Projeto que Impulsiona o Turismo e a Economia Local
A restauração do Novo Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins s/nº) ganha ainda mais relevância com a criação do Distrito Turístico de Santos em 2024. A iniciativa, do Governo do Estado, busca impulsionar o turismo, emprego e renda na região. O projeto inclui, por conseguinte, a modernização do entorno, com a operação do VLT e a revitalização da Bacia do Mercado.
O prefeito Rogério Santos enfatiza a importância do projeto. “O Mercado Municipal será um espaço voltado à economia criativa. Ele é parte essencial de todo o processo de revitalização do Centro Histórico, gerando emprego e renda para a população e turistas”, afirma. “Todo este processo está alinhado a um amplo planejamento urbanístico que também engloba capacitação profissional, melhorias na mobilidade e um grande conjunto de ações integradas para requalificar toda a região.”
Infraestrutura Completa: Acessibilidade, Segurança e Tecnologia
O projeto inclui a climatização completa do espaço e a instalação de um novo sistema de ar condicionado. No térreo, o destaque é a padaria artesanal, já finalizada. O teto em PVC, que imita madeira, confere um ar de modernidade ao ambiente.
Para garantir a segurança de visitantes e comerciantes, os guarda-corpos dos mezaninos e do segundo andar são de vidro, com 1,10 metros de altura. Nos andares superiores, o piso é de porcelanato e cerâmica, com acabamentos em gesso.
A secretária de Obras e Edificações, Larissa Oliveira Cordeiro, explica que a instalação de portas de madeira, louças e metais sanitários, rampas de acessibilidade e bancadas de granilite está em andamento. “Também estamos fazendo o polimento do piso de granilite e a instalação das luminárias internas e da iluminação cênica na fachada”, completa. Por fim, o portão metálico da Rua do Meio, uma réplica do original, será a última peça a ser instalada.
Estrutura Interna e Funcionalidade
As antigas portas de aço da entrada principal foram restauradas. Elas se abrem para um saguão com piso que remete às muretas da orla. O restante do piso, feito de granilite, é conhecido por sua durabilidade e resistência.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Com um investimento de R$ 28,7 milhões, o novo Mercado combinará produtos frescos e especializados com experiências culturais e gastronômicas. O andar térreo contará com uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes de peixaria, hortifrúti, açougue e a padaria artesanal. O mezanino terá café, varanda e boxes com exposições, salão de beleza e até estúdios de tatuagem, além de espaços para coworking e ateliê.
Enquanto a obra é finalizada, os antigos permissionários do Mercado Municipal continuam atendendo em um anexo, com horários de funcionamento de segunda a domingo.



