Na noite de terça-feira (15), o novo trem da Linha 15-Prata chegou ao Brasil após o navio atracar no Porto de Santos. A unidade é a primeira de 19 trens encomendadas pelo Metrô de São Paulo e estão em fabricações vindo da China. Após o desembarque, a carga ainda passará pelo processo aduaneiro que pode durar 45 dias. O trem será transportado até o Pátio Oratório, na zona leste de São Paulo, onde iniciarão os testes dinâmicos e estáticos, para a certificação de segurança e operação.
O novo lote de composição segue o mesmo modelo dos que já estão ativos na Linha 15-Prata. A composição tem sete carros interligados, sistemas de telecomunicações avançados, monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia. Os novos trens, pretendem melhorar a capacidade de atendimento aos passageiros, para acompanhar o crescimento da Linha 15-Prata, que atende 140 mil pessoas por dia.
Tecnologia de Ponta
Os 19 novos trens, assim como a atual frota da Linha 15-Prata, possuem tecnologia de ponta com a capacidade de Operação sem Condutor (UTO), onde o trem funciona de forma totalmente automatizada. O sistema UTO está em uso na linha e foi projetado com diversas etapas de segurança para evitar falhas graves, a Linha 15 é monitorada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), além dos testes pelo fornecedor com a supervisão do Metrô para assegurar a confiabilidade.
Nesta fase inicial, os trens ainda contam com operadores a bordo e, em breve, as estações terão profissionais especializados. Não haverá demissões, e os funcionarios serão realocados para os setores com demanda.
O monotrilho
A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo atualmente conta com 15 km de extensão e 11 estações, ligando o Jardim Colonial à Vila Prudente. E permite a redução do tempo de viagem de 50% do extremo leste ao centro.
A linha está em expansão pelo Metrô com a construção de mais 4,6 km de extensão e as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego (a leste de Jardim Colonial), além da Ipiranga (a oeste de Vila Prudente), que vai proporcionar a conexão com a Linha 10-Turquesa, agilizando o trajeto do extremo leste ao centro de São Paulo e ao ABC Paulista.