O calorão tem prazo para ir embora da Baixada Santista, diz Defesa Civil

A quarta-feira (15/11) foi de um verdadeiro “sol para cada um” na Baixada Santista. Com temperaturas chegando próximas dos 40°C, a praia foi o destino da grande maioria. Mas o verão na primavera já tem data para acabar. De acordo com a Defesa Civil, o tempo deve mudar definitivamente na sexta-feira (17/11).

Antes disso, já na noite de quarta, o céu limpo deu lugar a nuvens com uma verdadeira tempestade, onde a chuva acompanhada de raios causou impactos. Em alguns pontos da Região, houve queda de iluminação. Ventos de velocidade moderada puderam ser registrados.

Segundo a Defesa Civil, para sexta, a ventania pode chegar a 100 Km/h. Já em relação as chuvas, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), estima que o acumulado deva chegar a 150 mm até domingo (19/11). De acordo com o órgão, o motivo é a soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no Estado de São Paulo. Além disso, existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.

Recomendações

A Defesa Civil do Estado orienta que a população evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. O público também deve estar informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.

Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Ainda de acordo com o órgão, a população deve se antecipar a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.

Outra recomendação é que a pessoa certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS