Não espaço mais democrático para uma prática de esportes do que a praia. O que não falta são diversas modalidades que podem ser praticadas no local. Em Santos, até o handebol, tradicional esporte de quadra, pode ser jogado na quadra. Neste domingo (2) aconteceu a 5ª Etapa do Campeonato Paulista de Handebol de Praia, no Gonzaga.
Cerca de 200 atletas representando cinco cidades do estado participaram das disputas. De acordo com o responsável pela organização, Paulo Roberto Martins, vice-presidente da Federação Paulista de Handebol, o handebol de praia está no Brasil desde a década de 90, mas nos últimos anos vem acompanhando a tendência de outros esportes de praia e ganhando cada vez mais adeptos.
“O brasileiro se identificou muito com o handebol de praia. Em 2006, fomos campeões mundiais e de lá pra cá o país é referência mundial na modalidade. Além de estar entre os três melhores do mundo, também é o primeiro do ranking, tanto no masculino quanto no feminino. A adesão que nós vimos aqui hoje reflete toda esta tendência”.
“A Prefeitura para gente é fundamental. Sempre que a etapa da competição é em Santos a adesão é muito grande, os atletas gostam bastante porque sabem que a infraestrutura é diferenciada, feita com atenção, disponibilizando tudo, cercas, tendas, água, ambulância, uma estrutura mesmo de excelência, por isso a gente presa por sempre trazer os eventos para cá”, acrescentou.
De acordo com o secretário de Esportes Gelasio Ayres Fernandes Jr., o handebol de praia tem tudo para virar febre entre os santistas. “O santista ama praticar esportes na faixa de areia, o futevôlei e o Beach Tennis já caíram no gosto dos moradores e turistas que frequentam as nossas praias. No que depender da Prefeitura e da Secretaria de Esportes apoio não irá faltar”.
Saiba mais sobre o esporte
O Handebol de Praia surgiu na Itália no início da década de 1990. Assim como o vôlei de praia ou o futebol de areia, é um esporte que surgiu a partir da adaptação da quadra convencional.
O sistema de placar não segue o mesmo modelo adotado no handebol tradicional e o esporte é regulamentado e gerido pela Federação Internacional de Handebol.
O jogo é disputado em dois tempos de 10 minutos, nos quais os placares são marcados separadamente. Há um intervalo de cinco minutos entre os dois períodos.
Nem todos os gols têm o mesmo valor no handebol de areia. Há três circunstâncias em que a pontuação vale mais: gols criativos, como em jogadas aéreas ou em que o atleta gira no ar antes de um arremesso, valem dois pontos. Mesma pontuação atribuída a gols em tiros de 6 metros e feitos pelos goleiros.
Caso haja empate ao fim de um período, é disputado o golden score, em que o time que marcar o primeiro gol é vencedor.
Se cada time vencer um período, é disputado um shoot-out, com cinco arremessos para cada equipe.
Cada equipe pode relacionar entre 6 e 10 jogadores. As substituições são ilimitadas, mas apenas quatro atletas ficam em quadra durante a partida.
Hoje a Federação Internacional de Handebol vem realizando uma série de ações com o objetivo de convencer o Comitê Olímpico Internacional (COI) a incluir a modalidade no programa de Los Angeles-2028.