O Super Centro Boqueirão, um dos ícones comerciais de Santos, completou 60 anos de existência. Considerado o primeiro centro comercial da América Latina, o empreendimento marcou a história do comércio e da urbanização na região. A celebração ocorreu no último sábado, 27 de setembro, com um evento especial que incluiu música e a presença do cantor Gibi.
O evento de aniversário foi aberto ao público, com duas sessões de show na praça central do Super Centro. A festa celebrou a longa trajetória do local, que se tornou uma referência para moradores e comerciantes ao longo de seis décadas.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Uma história de pioneirismo e superação
Inaugurado em 15 de setembro de 1965, o Super Centro Boqueirão foi idealizado por quatro amigos — Jorge Mathias, Ruy de Moraes Barros, José Maria Soares Novaes e Paulo de Oliveira — e projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes. A ideia, vista como ousada na época, era levar o comércio para o bairro do Boqueirão. Além disso, o local escolhido para a construção foi a antiga garagem da companhia de ônibus Expresso Brasileiro, na confluência das ruas Oswaldo Cruz e Lobo Viana.
O início não foi fácil. A proposta de um centro comercial era inovadora e, por isso, enfrentou ceticismo. No entanto, a persistência de seus idealizadores e algumas estratégias criativas ajudaram a superar os desafios. Por exemplo, dois anos após a inauguração, a criação do bloco de carnaval “Unidos do Super Centro” atraiu a atenção da mídia e de potenciais lojistas.
Em seguida, a notícia de que o prefeito da época planejava acabar com as feiras livres motivou muitos feirantes a adquirir imóveis no novo centro, impulsionando a ocupação do espaço. Assim, aos poucos, os 5.500 m² se encheram de lojas, consolidando o Super Centro como um polo comercial.
O legado do Super Centro
Por fim, o Super Centro Boqueirão reinou sozinho como o principal centro de compras de Santos por muitos anos, até a inauguração do primeiro shopping da cidade, no Gonzaga, em 1977. Apesar da concorrência, o empreendimento se manteve relevante, se adaptando ao longo do tempo e preservando sua importância histórica.
Atualmente, o Super Centro abriga cerca de 205 boxes, totalizando mais de 130 lojas. Ele continua a ser uma das principais referências comerciais da cidade, oferecendo um ambiente confortável e acolhedor para seus clientes. Seus 60 anos
Veja mais detalhes na reportagem:



