O evento de lançamento do Ocean Centres Brazil efetivamente colocou em destaque a centralidade da segurança na transição para uma economia oceânica sustentável. Inicialmente realizado recentemente, o encontro não apenas comprovou o compromisso do Brasil com a agenda oceânica global, mas também reuniu especialistas de diversos setores para debates profundos sobre os desafios e oportunidades do mar brasileiro.
Durante a abertura, Guilherme Xavier, do Pacto Global, primeiramente reafirmou o papel estratégico da iniciativa como articuladora de soluções multissetoriais. Logo em seguida, Patrícia Furtado apresentou a abrangência global da rede Ocean Centres, enquanto Anderson Pomini, da Autoridade Portuária de Santos, por sua vez, destacou o potencial dos portos brasileiros na transição energética.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos
Diálogos Setoriais e Convergências
O primeiro painel então explorou desafios de segurança no transporte marítimo. Como resultado, os participantes concordaram na necessidade de soluções integradas. Posteriormente, o segundo painel avançou em políticas para pesca e energias offshore. Ao final, portanto, ficou clara a necessidade de investimentos em infraestrutura resiliente. Além disso, os participantes compartilharam visões sobre finanças azuis como impulsionadoras da transformação.
O coquetel, por sua vez, permitiu networking entre os 200 participantes. Dentre eles, estavam presentes governo, setor privado, academia e sociedade civil. Dessa forma, o evento estabeleceu bases para colaboração contínua. Assim, o Brasil confirmou seu protagonismo na agenda oceânica global. Por fim, o Ocean Centres surgiu como plataforma fundamental para oceanos mais seguros e produtivos.
Veja mais detalhes na reportagem:



