Guarujá recebe a oficina cultural de roteiro do Pontos MIS, um programa que volta à cidade depois de anos. A Prefeitura de Guarujá apoia a atividade, que tem como tema “Como os Livros se Tornam Filmes”. A oficina será realizada no dia 22 de setembro, a partir das 14 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online por meio de um formulário. A oficina, ministrada por Marcelo Lyra, professor e crítico de cinema, é voltada para qualquer pessoa a partir de 14 anos que goste de cinema, livros e escrita, incluindo estudantes e professores. Entretanto, as vagas são limitadas a 40 participantes.
O conteúdo da oficina e o retorno do programa
A capacitação explora as diferentes formas de adaptar obras literárias para o cinema, mostrando como as palavras se transformam em imagens. Além disso, o curso analisa por que algumas adaptações não são fiéis aos livros. A programação inclui a leitura de trechos de obras e a exibição de cenas de filmes famosos como “O Poderoso Chefão” e “Harry Potter”.
A oficina também analisará as técnicas de filmagem de Alfred Hitchcock, um dos diretores mais influentes da história do cinema, em filmes como “Janela Indiscreta” e “Psicose”. A atividade dura quatro horas e os participantes recebem um certificado.
O secretário de Cultura, Marcelo Wallez, comemora o retorno do programa Pontos MIS. “Estamos celebrando a volta dessa parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Isso insere Guarujá novamente na rota de ações audiovisuais da Baixada Santista”, afirma. “A população ganha a oportunidade de assistir a filmes de graça e ter acesso a oficinas que fortalecem o movimento audiovisual na nossa cidade”.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Sobre o ministrante
Marcelo Lyra é formado em jornalismo. Ele se especializou em montagem, crítica e história do cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Lyra foi crítico de cinema para jornais e revistas como O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Jornal do Brasil. Desde 2010, ele ministra cursos sobre crítica e história do cinema e literatura.



