Para evitar que as festas clandestinas ocorram em diversos pontos de Bertioga, gerando insegurança e a falta de sossego, a prefeitura vem promovendo a operação “Lei e Ordem”. Outras ações de fiscalizações tem sido feitas em outros pontos da cidade.
Na última ação, ocorrida na sexta-feira (11), o trabalho da Secretaria de Segurança e Mobilidade autuou cinco estabelecimentos comerciais foram alvo de fiscalização, os quais haviam sido denunciados por atividades irregulares.
Segundo a pasta, um dos estabelecimentos foi interditado pelo período de 48 horas devido a reincidência em infrações. No local, foram apreendidos cigarros, bebidas, e material para uso de narguilé. A Secretaria da Fazenda lavrou dois autos em relação a esse estabelecimento, já a Secretaria de Meio Ambiente emitiu atuação em relação ao uso caixa de som.
Já a prefeitura informou que o Departamento de Trânsito e Mobilidade aplicou duas multas e recolheu duas motos para o pátio, como resultado das infrações constatadas durante a operação.
A Vigilância Sanitária também desempenhou um papel fundamental. Lavrou dois autos de infração pelo consumo de produtos fumígenos no interior dos estabelecimentos e um auto de intimação para a paralisação das atividades de um desses comércios. Além disso, foi lavrado um termo para o cumprimento de determinações de saúde e um termo de determinação técnica de alimentos.
Além de autuações, as equipes prestam diversas orientações ao longo da operação.