Foi realizada desde quinta-feira (8), a “Operação Avatar” em três cidades da Baixada Santista e em Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira. Quase R$ 3 mil em dinheiro, armas e caminhões foram apreendidas e quatro pessoas estão sendo investigadas.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o objetivo era combater os casos de lavagem de dinheiro, onde uma facção criminosa cometia o ato. Mas para isso, empresas eram usadas como “laranjas”. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em ao menos seis endereços nos municípios de São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, na Baixada Santista e em Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira.
Ao todo foram apreendidas quatro armas de fogo, sendo duas pistolas 9mm, um revólver calibre 38, uma espingarda, três caminhões e dois semirreboques, além de mais de R$ 2,8 mil. Além disso, celulares, joias, relógios, documentos bancários, também foram apreendidos.
Três pessoas, de 36, 42 e 43 anos, são investigadas, enquanto uma quarta pessoa, de 42 anos, foi indiciada por porte ilegal de arma de fogo. A ação foi coordenada pela Delegacia de Investigação de Entorpecentes (Dise) de Itanhaém, com apoio de policias de outras unidades. No entanto, as investigações prosseguem.