Foram atualizados os números da “Operação Escudo”, realizada na Baixada Santista. No período entre os 28 de julho a 1º de agosto, 58 pessoas foram presas pela Polícia Militar, e também houve cerca de 400 Kg de drogas apreendidas.
A Operação teve início após a morte do policial da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), Patrick Bastos Reis. Ocorreram apreensões de armas, e 16 pessoas mortas em confrontos nas cidades de Guarujá e Santos.
No total 38 pessoas foram presas em flagrante, e outras 20 eram procuradas da Justiça. Além disso, segundo a pasta, mais quatro adolescentes foram apreendidos por tráfico de drogas.
Houve apreensões de 385 quilos de entorpecentes e 18 armas, entre pistolas e fuzis. Todos os envolvidos na morte do soldado da ROTA foram presos. A operação vai continuar na Baixada Santista por tempo indeterminado, com o objetivo de sufocar o tráfico de drogas, e desarticular o crime organizado.
Outra missão que prossegue com a “Operação Escudo” é combater o crime organizado, que de acordo com o Governo de São Paulo, possui grande atuação na Baixada Santista.