Foram quatro anos de muita espera e após superar a pandemia, enfim Santos voltou a promover o desfile cívico-militar da Independência do Brasil na orla da praia. E o ato desta quinta-feira (07/09), que comemorou os 201 anos do ato, reuniu milhares de pessoas na Praia da Aparecida, que aproveitaram o tempo bom para conferir a apresentação.
Para o desfile, 19 escolas das redes municipal e estadual de ensino e algumas universidades, além de entidades assistenciais e comunitárias, autoridades, Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, SAMU, Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) estiveram presentes.
Outra coisa que chamou a atenção do público foram os aviões da Aeronáutica, que deram um show aéreo, como parte das comemorações.
Mais atrações
À tarde, a partir das 14h está marcada a parada naval na baía de Santos, promovida pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, com embarcações da Marinha do Brasil e convidados.
Serão três navios e cinco embarcações, sendo dois navios de guerra, um aviso de patrulha e duas embarcações de casco rígido da Marinha, além de uma embarcação do Grupamento de Bombeiros Marítimos, uma embarcação da Polícia Militar e uma da Guarda Portuária.
O desfile deve durar uma hora e meia e o melhor ponto de observação para quem quiser acompanhar a programação será da Ponta da Praia, no Deck do Pescador e Ponte Edgard Perdigão.
Solidariedade
Durante o desfile serão colocados pontos de coleta na orla onde os santistas poderão praticar um ato de solidariedade e destinar doações para as famílias vítimas do incêndio ocorrido no Caminho São José (Dique da Vila Gilda), na Zona Noroeste, na noite de segunda-feira (4). Podem ser levados itens como alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal, entre outros artigos.