Outubro Rosa: Mulheres em situação de rua recebem serviços de saúde

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Mulheres que estão em situação de rua e são atendidas no Abrigo Solidário Eliane Malzoni, em Praia Grande, contaram com um serviço especial da campanha Outubro Rosa. A iniciativa foi do Programa Consultório na Rua (Conar), que fez a coleta dos exames de preventivo (Papanicolau), além de uma roda de conversa com orientações sobre saúde da mulher.

Segundo a administração ao longo do mês foram intensificados os atendimentos ao público feminino na rede municipal de saúde. O imóvel localizado no bairro Quietude esteve decorado com a cor rosa e, ao término do encontro, as participantes receberam um kit de higiene pessoal.

“Foi um momento bastante produtivo. Nós pudemos falar sobre o câncer de mama e o de colo de útero, a importância da prevenção, do autoexame da mama e também sobre menopausa e demais assuntos relacionados à saúde delas”, explicou a enfermeira coordenadora do Conar, Regiane Eliza da Costa.

Conheça o projeto

Segundo a prefeitura, o Programa Consultório na Rua (Conar) é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. A equipe é formada por médico, cirurgião-dentista, psicólogo, assistente social, enfermeira, auxiliar e técnica de enfermagem.

A equipe trabalha especialmente com pessoas em situação de rua realizando a abordagem social, testes rápidos de saúde, vacina, aplicação de medicação e orientação para usuários de drogas. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS