Pacote de investimentos para a segurança de Santos é anunciado com direito a 200 novos guardas

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Para reforçar a segurança de Santos, a prefeitura anunciou nesta terça-feira (12/09) uma série de ações e investimentos para o setor. Entre as novidades estão a contratação de mais 200 guardas civis municipais, criação de Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico para a categoria, entrega de novas viaturas e armas, compra de drones de alta performance e uma nova base para o grupamento Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) na Região Central.

Trata-se do Programa ‘Santos Mais Segura’, que promete reforçar a segurança e monitoramento urbano. O pacote de medidas e investimentos foi anunciado pelo prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), na Praça das Bandeiras, no Gonzaga.

“Estes são investimentos na área da segurança que se somam a ações em várias áreas, como educação e o desenvolvimento urbano e social. Também representam um momento de gratidão e reconhecimento por todo o trabalho feito diariamente pelos guardas municipais”, destacou o prefeito.

O chefe do Executivo ressaltou que a partir do concurso para ingresso de mais 200 guardas, o efetivo passará a ser de 632 agentes, representando um aumento de 45%. O edital do concurso público será divulgado nesta quarta-feira (13/09) no Diário Oficial do Município e o início das inscrições será a partir de segunda-feira (18/09).

Com o objetivo de valorizar dos profissionais, nos próximos dias a Prefeitura irá enviar para a Câmara Municipal um projeto de lei que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Guarda Municipal. Entre outros avanços, ele prevê a reclassificação dos níveis salariais dos integrantes, que resultam em acréscimos de cerca de 25% nos salários-base, e traz regras mais claras para as promoções mediante requisitos como assiduidade, tempo na função e capacitações.

Mais investimentos

Ao todo, a Guarda Municipal contará com mais 23 viaturas para forças-tarefas, operações especiais, patrulhamentos e rondas ostensivas, sendo que 12 delas já foram apresentadas e entrarão em operação. Outras 11 viaturas serão integradas à frota em breve e, com isso, o total passará a ser de 116 veículos, incluindo carros, motos, quadriciclos, bicicletas e botes.

Em relação ao armamento da Guarda Civil Municipal (GCM), foram entregues 30 pistolas e cinco carabinas, sendo que mais 170 pistolas serão adquiridas, totalizando 205 armas.

Os dois drones adquiridos pelo Município são de alta performance e irão permitir a transmissão de imagens em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura, setor que integra serviços públicos e forças de segurança. Os equipamentos devem entrar em funcionamento até o final deste mês.

Durante a solenidade, o prefeito Rogério Santos também assinou decreto que estabelece o nome de Oswaldo Justo para o grupamento Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), em homenagem ao ex-prefeito santista (1984 -1988) que criou a Guarda Civil Municipal.  

Em breve, a ROMU contará com nova sede em imóvel na esquina da Avenida Conselheiro Nébias com a Rua Sete de Setembro, na Vila Nova, sendo mais uma iniciativa que contribui para a ocupação da Região Central.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS