As celebrações do Dia da Consciência Negra serão celebradas antecipadamente neste domingo (19/11), em Praia Grande. No Palácio das Artes, à partir das 15h, vai acontecer uma grande programação cultural e totalmente gratuita.
Segundo os organizadores, as atrações contam com capoeira, grafite, exposição e apresentação de hip-hop e musical. Comemorado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra faz uma referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares e símbolo da luta contra a escravidão no Brasil.
“Essa é a terceira edição do evento, onde exaltamos as manifestações culturais oferecendo uma programação bem variada, pensada com muito carinho para o público”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz.
A participação do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Praia Grande na organização do evento é destacada pelo secretário. “Vamos trabalhar juntos, seguindo mais uma vez com a importante temática de valorização de nossa rica cultura, evidenciando sua forte ligação com a africanidade”, pontua.
Programação
As atividades têm início às 15 horas com o artista Peu Grafite fazendo um “Live Paiting” no Hall de Entrada do Palácio das Artes. A apresentação “Capoeira dos Mestres” e de Xirê, uma roda de dança relacionada aos orixás, acontecem no Hall de Entrada, seguidos da abertura da exposição “Marias´s e José´s”, do artista Kleber Fernando.
Após a abertura da exposição, o evento passará para o Teatro Serafim Gonzalez com uma homenagem especial, além das apresentações “Hip Hop na Pista – Breaking Batalha Show” e “Femininas Almas Negras do Samba”, com os cantores Ana Brasil e Ronaldo.