Nesta terça-feira (26/09) saiu o resultado de uma pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas para a disputa da Prefeitura de Santos. O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) lidera a preferência em um cenário sem o atual prefeito, Rogério Santos, do mesmo partido. Já no cenário com o chefe do Executivo e sem Paulo Alexandre, a deputada federal, Rosana Valle (PL) é a líder da pesquisa.
Numa situação eleitoral, para prefeito, com respostas espontâneas, o atual prefeito Rogério Santos teve 6,4% das intenções de voto, Paulo Alexandre Barbosa 5,7% e Rosana Valle atingiu 3,8% da preferência dos eleitores. 73,8% não souberam ou não responderam e brancos e nulos, 7%.
Na pesquisa estimulada, sem o nome de Paulo Alexandre Barbosa, o cenário ficou o seguinte: Rosana Valle com 34,4% das intenções de voto, Rogério Santos com 24,7% e Telma de Souza com 17,7%. Os eleitores que ainda não sabem em quem votar ou não responderam somam 6,2% e brancos e nulos 9,5%.
Em um segundo cenário com o nome de Paulo Alexandre Barbosa na corrida eleitoral para a Prefeitura de Santos, o atual deputado federal soma 40% das intenções de voto. Rosana Valle aparece com 28,9% e Telma de Souza soma 12,6%. Não souberam ou não responderam, 4,9%. Brancos e nulos somaram 7,3%.
A pesquisa também avaliou a administração do prefeito Rogério Santos. O resultado aponta que 66% dos santistas aprovam a gestão, enquanto 29% desaprovam. Não souberam e não responderam, 5%.
Governador e presidente
A pesquisa também avaliou a administração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que teve 68,8% de aprovação e 26% de desaprovação.
Na mesma pesquisa, foi avaliada a administração do governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 47,3% de aprovação e 48,5% de desaprovação.
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 818 eleitores entre os dias 21 e 24 de setembro. Ela se encontra registrada na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.
Para quem quiser conferir a pesquisa na íntegra, acesse a página no Paraná Pesquisas.
Fonte: Paraná Pesquisas