Peixes e uma tartaruga-verde foram encontrados mortos dentro de uma rede de pesca na Ilha Porchat, em São Vicente. Policiais Ambientais Marítimos realizavam patrulhamento na quinta-feira (02/11), quando flagraram a pesca ilegal e predatória na região.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, ao passarem por uma região rochosa, os policiais viram uma rede de pesca do tipo emalhe de fundo, totalizando 300 metros de comprimento. O local estava armado, a menos de 800 metros da costa, o que é proibido pela legislação ambiental.
No momento da apreensão do objeto, não havia qualquer identificação no petrecho, tão pouco embarcação ou pescador nas proximidades. por isso não houve a possibilidade de identificar o responsável pelo crime ambiental.
Ao recolher o petrecho, foram retirados diversos peixes e crustáceos e devolvidos ao seu habitat natural. No entanto, outros peixes e uma tartaruga-verde foi localizada sem vida, por terem enroscado na rede de pesca.
A Polícia Ambiental informa que áreas próximas às rochas e costeiras são berçários naturais desses animais, bem como onde se alimentam das algas presas nestes ambientes.
A rede foi imediatamente retirada e apreendida evitando assim, maior mortandade dessas espécies. A tartaruga foi encaminhada ao instituto GREMAR para a devida análise e registro.