Pela 14ª vez seguida, Guarujá obtém a Bandeira Azul

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Agora é oficial, pela 14ª vez o Guarujá garantiu a Bandeira Azul na Praia do Tombo. A oficialização do selo internacional de qualidade ocorreu em Balneário Camboriú, Santa Catarina, pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa.

Segundo a administração, a orla é recordista em certificações na América do Sul e a única do Estado a ter o reconhecimento em três lugares, pela concessão também ao Iate Clube e Marinas Nacionais. O Programa Caminhos da Mata também ganhou destaque.

A fundação é responsável pelas certificações em todo o Hemisfério Sul, entregou as premiações a representantes de diversas regiões. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente garantiu presença na cerimônia, compartilhando também diversas políticas públicas desenvolvidas na Ilha de Santo Amaro. Em novembro, a data do hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Tombo será anunciada. 

Na oportunidade, o Concurso de Melhores Práticas Ambientais 2023, realizado junto ao Programa, rendeu ainda a valorização de uma tradicional iniciativa em educação ambiental. Trata-se do Caminhos da Mata, que há quase 20 anos promove saídas de campo monitoradas com o objetivo de inserir os participantes em um contexto natural, histórico e social. Mais de 50 mil pessoas já vivenciaram a experiência. 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo de Sousa, que acompanhou de perto o evento, a conquista é motivo de muito orgulho e alegria. “Manter a Bandeira Azul por 14 anos consecutivos é fruto de um trabalho árduo, executado por diversas mãos, desde a Gestão Municipal, até a colaboração dos moradores e visitantes. Vamos continuar empenhados nesse compromisso”, comemorou o titular da pasta.

O selo

Diversos requisitos precisam ser atendidos para a conquista do selo: infraestrutura, qualidade da água, educação ambiental, segurança, turismo sustentável, gestão ambiental, responsabilidade social, entre outros.

A meta é conscientizar a população, iniciativa privada e gestores públicos sobre a necessidade de proteger a vida marinha e as zonas costeiras. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS