A cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo, está deste a última quinta-feira (09), em estado de emergência por conta das fortes chuvas que alagaram toda a cidade. Ao todo, 463 pessoas estão desabrigadas e foram acolhidas em abrigos provisórios disponibilizados pela prefeitura. Além disso, a administração municipal disponibilizou os números 199 e 153 para que pessoas em situação de alagamento, que ainda não buscaram abrigo, possam solicitar água potável e alimentos, que serão entregues por meio de botes.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, Peruíbe registrou, em apenas 24 horas, 263 mm, superando o volume esperado para todo o mês de janeiro, que era de 236 mm.
As 463 pessoas estão sendo acolhidas em três abrigos diferentes: 170 abrigadas na EMEF Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra, 137 abrigadas EMEF Professora Maria Amélia Ribas Campilongo e 156 abrigadas na EMEF Professor Fernando Nepomuceno Filho. Nos locais, as famílias recebem atendimento médico, alimentação e acolhimento.
O Fundo Social de Solidariedade funcionará neste final de semana, das 8h às 17h, para receber doações destinadas aos desabrigados. No momento, os itens mais necessários são: toalha de banho, kit de higiene (sabonete, pasta de dente, escova, absorvente e fraldas) e cobertores.