A cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo, está deste a última quinta-feira (09), em estado de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram a região. Ao todo, 463 pessoas ficaram desabrigadas e foram acolhidas em abrigos provisórios disponibilizados pela prefeitura. Deste total, no fim de domingo (12), foi publicado que 251 pessoas seguem abrigadas.
Segundo o relatório atualizado, a água baixou bastante, e mais de 200 pessoas já deixaram os centros de acolhimento e voltaram para casa. O abrigo da EMEF Fernando Nepomuceno Filho foi fechado, e atualmente 251 pessoas estão abrigadas: 130 na EMEF Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra e 121 na EMEF Maria Amélia Ribas Campilongo.
A partir desta segunda-feira (13), também foi aberto o cadastro para o recebimento de kits de limpeza, higiene, alimentação e colchões para as pessoas que estão retornando para suas casas e também para aquelas que não buscaram abrigo, mas foram afetadas pelas chuvas.
O cadastro deve ser feito das 9h às 17h, no Cras Caraguava e Cras Vila Erminda ou as pessoas também poderão entrar em contato pelos telefones 153 e 199. Também nesta segunda, estes mesmos bairros receberão os serviços de Cata-Treco, desinfecção das ruas e lavagem das casas. Essas ações são fundamentais para ajudar a retomar a normalidade na cidade de uma maneira segura e planejada.
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, Peruíbe registrou 263 mm de chuva em apenas 24 horas, superando o volume esperado para todo o mês de janeiro, que era de 236 mm. A cidade segue sendo monitorada pelo órgão, bem como pela administração municipal.
As doações para os desabrigados devem ser feitas através do Fundo Social de Solidariedade, das 8h às 17h, na Av. São João, 696 – Centro. Contribuições via Pix são feitas exclusivamente pelo e-mail: [email protected].
As cidades da Baixada Santista se uniram em prol do município atingido. O Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande disponibilizou 3 mil itens de higiene pessoal aos moradores de Peruíbe. A cidade de Santos também está aberta as doações que serão, posteriormente, entregues às vítimas. O Fundo Social santista fica situado na Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.