Pescadores de Bertioga receberão pagamento por recolhimento de resíduos no mar

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Começou nesta semana, em Bertioga, a segunda fase do projeto Mar Sem Lixo. A ideia é que os pescadores artesanais de arrasto de camarão da cidade sejam incentivados a recolherem o lixo que vai parar no mar. Em troca eles receberão um pagamento. O cadastro pode ser feito até o dia 11 de novembro.

Idealizado pela Fundação Florestal (FF) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o projeto incentiva pescadores a trazerem o lixo que coletam no mar para o continente, onde a Cooperativa de Catadores fará a destinação adequada. A participação dos pescadores no projeto será remunerada de acordo com o peso dos resíduos que entregam.

O secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyato fala sobre a iniciativa em prol do meio ambiente. “Este projeto é mais um instrumento de proteção e conservação do ambiente marinho, além de promover o incentivo àqueles que vivem da pesca, contribuindo para a mudança de comportamento da sociedade”.

De acordo com a prefeitura, as ações começaram na segunda-feira (30/10) com a instalação do Ponto de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar. A inauguração e início das operações do equipamento estão programadas para o dia 14 de novembro.

Já a Diretora de Educação Ambiental, Mylene Vaz Pinto Lyra, estas ações são fundamentais para aumentar a conscientização sobre a problemática do descarte de lixo no mar. Entre elas, mutirões de limpeza de praias, rios, costões e manguezais, bem como atividades educacionais em escolas e campanhas de comunicação em diversas mídias.

Como participar

De acordo com a prefeitura, para participar, os interessados devem entregar a documentação completa de segunda a sexta, das 08:00h às 17:00h, nos endereços cadastrados pela administração.

Confira:

  • Ponto de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs) de Bertioga, localizado na Av. Vicente de Carvalho, 527 – Centro, ao lado do Mercado de Peixe;
  • Fundação Florestal – localizada na Avenida Henrique Costabile, 114, Centro, Bertioga – SP

A documentação necessária inclui cópia do documento de identificação oficial com foto, cópia do CPF, cópia do RGP ou Protocolo Inicial, declaração de produção do pescador ou permissionamento da embarcação, e formulário de cadastro preenchido e assinado em duas vias.

Para esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do telefone (13) 3317-2094 ou enviar um e-mail para [email protected].

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS