Pescadores que navegavam pelo Rio Itanhaém foram surpreendidos com um animal marinho nada convencional. Uma baleia estava no local, mas já sem vida e em avançado estado de decomposição. O Instituto Biopesca foi acionado para atender a ocorrência e analisar as causas da morte.
Segundo a entidade, um comunicado da aparição da baleia foi feito durante a tarde. O animal foi visto por pescadores dentro dentro d’água, na Boca da Barra, em Itanhaém nessa quarta-feira (27/09). A cena impressionou o público. O cadáver lembrava um barco virado de cabeça para baixo e gerou espanto, mesclado com surpresa.
Em nota, a Prefeitura de Itanhaém informou que o animal foi levado rio acima pela força da maré e, por isso, foi visto na região do bairro Oásis. Uma equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente será enviada em uma embarcação para avaliar a situação.
Ainda segundo a administração, nesta quinta-feira (28/09) uma embarcação ao local com técnicos da secretaria de Planejamento e Meio Ambiente está no local para fazer a avaliação da situação. A prefeitura disse que o Instituto Biopesca foi acionado para executar o Programa de Monitoramento de Praias.
Já o Instituto Biopesca disse que o trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros será necessário “diante das condições complexas de local e maré”.