RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Pesquisa vai revelar o pensamento da mulher paulistana sobre temas de relevante interesse social

Compreender o que mulheres paulistanas de distintas faixas etárias têm a dizer sobre temas centrais da vida contemporânea. O que pensam sobre temas contemporâneos atuais e sobre o papel da mulher hoje? E quais as diferenças principais, quando consideradas as faixas etárias do público feminino da cidade?

Em um século XXI marcado por transformações aceleradas nos costumes, nas relações sociais e no papel das mulheres na sociedade, torna-se cada vez mais necessário ouvir diretamente aquelas que vivenciam, em diferentes gerações, os impactos dessas mudanças.

O crescente reconhecimento da importância estratégica das mulheres em todos os contextos da vida contemporânea é um consenso. Sem deixar de ser protagonista em papeis tradicionais ligados ao cuidado da família e da casa, a presença feminina tem alcançado destaque em todos os outros setores sociais, políticos, culturais e econômicos.

Embora ainda seja marcante a desigualdade no acesso às melhores remunerações e aos postos de maior poder, esse cenário segue sendo alterado e as mulheres estão cada vez mais empenhadas em estarem em todos os lugares que fazem diferença na contemporaneidade.

O feminismo, que foi um dos vetores centrais dessa transformação e sempre sofreu resistência de setores mais tradicionais da sociedade, agora vê ganhar impulso um novo movimento conservador, que defende o retorno da mulher ao contexto do lar e à priorização da maternidade.

De outro lado, fatores como o forte desenvolvimento tecnológico e comunicacional das últimas décadas e o aumento da expectativa de vida alteram profundamente a cena contemporânea. Como nossas mulheres estão lidando com esse processo?

Esta pesquisa buscará contribuir para ampliar o conhecimento sobre o que pensa uma parcela importante da diversidade brasileira – representada por moradoras da cidade de São Paulo – a respeito de temas como casamento, trabalho, maternidade, feminicídio, culto ao corpo, liberdade de expressão, aborto, participação política e outros assuntos contemporâneos.

São questões que atravessam debates públicos intensos e que, muitas vezes, carecem de escuta qualificada da população feminina. Dar voz às mulheres, em diferentes idades, significa também oferecer à sociedade uma espécie de espelho ou de retrato das continuidades, rupturas e desafios que marcam a experiência feminina no Brasil atual.

A cidade de São Paulo, por sua diversidade cultural e social, representa um ambiente privilegiado para captar percepções, valores e tensões que atravessam o Brasil urbano atual.

Ao ouvir 520 mulheres, distribuídas em quatro grupos geracionais de 105 entrevistadas cada, será possível construir um panorama comparativo robusto sobre como diferentes gerações interpretam questões fundamentais do nosso tempo.

Os resultados podem gerar reflexão coletiva, alimentar discussões em políticas públicas, inspirar campanhas institucionais, orientar estratégias de comunicação e contribuir para o entendimento das múltiplas formas de ser mulher no século XXI.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS