Pessoas em situação de vulnerabilidade em Praia Grande recebem atendimento especial

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande promoveu uma força-tarefa social, para atender centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade. Todos foram ao Espaço de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude, onde receberam diversos atendimentos humanizados.

Segundo a administração, mais de 150 pessoas em vulnerabilidade foram atendidas durante a atividade. As equipes prestaram atendimentos humanizados nas áreas da Saúde, Social, serviço de emissão de documento de identidade (RG), além de cortes de cabelo, banho, doação de roupas e lanche.

“Essa força-tarefa Social busca acolher as pessoas que estão em vulnerabilidade, que estão em situação de rua. Um olhar humanizado ao próximo, com acolhimento e todo cuidado que uma pessoa merece, assim buscamos atender a todos nessa ação. Vamos seguir trabalhando neste sentido com novas etapas dessa força-tarefa”, comentou a prefeita Raquel Chini (PSDB).

Fizeram parte da força-tarefa, equipes das secretarias de Saúde Pública (Sesap), Assistência Social (Seas), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Serviços Urbanos (Sesurb), Transportes (Setransp), além de 
forças de segurança como a Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias Militar, Civil.

“Esse trabalho integrado é fundamental para que possamos acolher essas pessoas da melhor forma possível. Todas as equipes não mediram esforços para prestar os atendimentos ”, comentou o secretário de Assistência Social, José Carlos de Souza.

Atendimentos

Um dos destaques dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes sociais foi a oportunidade de pessoas em vulnerabilidade regressarem para seus municípios de origem. O recâmbio tem como objetivo reforçar os laços afetivos, familiares e sociais. Na ação desta terça, uma pessoa optou pelo processo.

A área da Saúde contou com os atendimentos disponibilizados pela equipe do Consultório na Rua. O programa ofereceu a aplicação de vacinas, distribuição de medicamentos, troca de curativos, e ainda 
atendimento psicológico.

Outra importante ação foi voltada para aos animais. Os cães das pessoas em vulnerabilidades atendidas passaram por avaliação da equipe da Proteção à Vida Animal, setor da Secretaria de Saúde Pública 
(Sesap) local. Os serviços realizados foram: cadastro para castração, vacinação contra virose e raiva e ainda colocação de microship beneficiaram os pets.

“A emissão de documentos realizada pela equipe da Polícia Civil foi o ponto alto desta terceira Força-tarefa Social. A forma de trabalho implantada propiciou uma maior agilidade nos atendimentos”, avaliou o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro.

O secretário confirmou ainda que durante a Força-tarefa um homem foi preso por agredir a mulher com um cabo de vassoura. “O flagrante de agressão foi feito com base na Lei Maria da Penha na Central de 
Polícia Judiciária (CPJ). A mulher agredida foi atendida pelas equipes da Saúde e Social da Prefeitura”, Craveiro.

A Prefeitura de Praia Grande informou que outro detalhe é que foram recolhidos na força-tarefa 2.740 quilos de materiais. Entre os itens, estão colchões, carrinhos de supermercado e cadeiras plásticas. “Os veículos da operação passaram nos bairros. As equipes sociais convidaram as pessoas em vulnerabilidade para receber os atendimentos. Esses materiais foram recolhidos neste momento. Para retirada dos itens, é necessário comprovar a posse do mesmo”, explicou o secretário.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS