Mais um pinguim foi encontrado em praias da Baixada Santista, dessa vez, na Praia da Enseada, no Guarujá. Segundo informações preliminares, a ave, da espécie pinguim-de-magalhães, foi resgatada pelo Instituto Gremar e está sendo tratado no centro de reabilitação da instituição.
Em menos de um mês, mais de 70 pinguins apareceram encalhados na região, grande parte deles, já mortos, enquanto os que foram encontrados com vida foram encaminhados para tartamento.
De acordo com o Gremar, o período entre os meses de maio e agosto corresponde à época de migração da espécie da Patagônia Argentina para a costa brasileira, em busca de alimento.
Durante o trajeto muitas aves acabam sofrendo por fadiga, desnutrição, desidratação ou mesmo por impactos da ação humana, o que pode resultar em situações de encalhe.
O que fazer ao encontrar um pinguim?
O instituto recomenda que ao avistar um pinguim encalhado ou próximo a costa, é recomendado não se aproximar, nem tocar e alimentar o animal. Imediatamente ligue para as autoridades responsáveis para monitoramento do pinguim pelo número 0800-642-3341.



