Uma das atenções e cuidados com o saneamento básico em Santos, são com os canais. Serviços de limpeza são feitos, com o objetivo de garantir a melhor condição possível. Mas agora vem aí uma nova iniciativa promovida pelo Programa “Detecta”, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Foi criado um novo modelo de barreiras flutuantes para os canais de Santos.
Trata-se de uma espécie de uma ilha com plantas aquáticas da espécie Eichhornia crassipes, cuja função é filtrar a matéria orgânica. A ideia ainda está em fase de confecção e passará por teste. Mas a ideia é colaborar com a limpeza dos canais santistas.
“Além da função estética, o uso de plantas filtradoras pode possibilitar uma melhor qualidade das águas de drenagem que chegam às praias”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.
O projeto foi idealizado pelos estagiários de Engenharia Ambiental da Semam, sob a supervisão da bióloga Débora Mandaji, mestre em saneamento básico.
A confecção do equipamento prevê o reaproveitamento de redes de pesca e de bombonas de material de limpeza. O flutuante com as plantas deve ser instalado dentro de 30 dias no canal 5, para um período de testes de seis meses. Uma vez aprovado, a proposta deverá ser estendida aos demais canais.