Uma cadela da raça American Bully levou um tiro de um Guarda Civil Municipal (GCM) no bairro Vale Verde, em Cubatão, após escapar de casa. Segundo informações, a Atena, nome como o animal é chamado, está estável mas teve que passar por cirurgia.
De acordo com informações da tutora, a cadela escapou de casa enquanto ela abriu o portão para sair com uma motocicleta, no final da tarde de sábado (7).
Atena teria se aproximado de um pedestre com guarda-chuva, que se assustou e usou o guarda-chuva para fastá-la e em seguida passou pelo guarda, momento no qual foi baleada na pata dianteira. A Polícia Civil investiga o caso.
Segundo o boletim de ocorrência, o guarda municipal teria efetuado um disparo contra um cachorro após o mesmo avançar no agente. A arma do GCM foi apreendida.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão informou em nota que, o agente estava de folga, quando “presenciou um ataque envolvendo um cão de grande porte da raça American Bully, que investia contra um senhor nas proximidades de uma padaria”.
Ainda de acordo com a pasta, o guarda estava no interior do estabelecimento quando percebeu a situação de risco, observando a vítima tentar se defender do animal com um guarda-chuva.
“Diante da agressão em andamento e do iminente risco à integridade física do munícipe, o agente tentou intervir para cessar o ataque. No entanto, durante a ação, o cão também passou a investir contra o próprio guarda civil. Ao constatar a posição clara de ataque do animal e não havendo outra alternativa imediata para conter a agressão, o agente efetuou um disparo com o objetivo exclusivo de cessar o ataque, atingindo o animal na pata, o que demonstrou a intenção de neutralizar a ameaça e preservar vidas, e não causar óbito“, afirma a pasta.
O Guarda Civil Municipal foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o boletim de ocorrência e os fatos foram apresentados à autoridade policial competente.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o caso foi registrado como disparo de arma de fogo e omissão de cautela na guarda de animal no 3 DP da cidade.



