O litoral paulista registra 32,05% menos roubos neste verão em comparação com o ano passado. O Governo de São Paulo reforçou neste ano a segurança nas cidades litorâneas com a Operação Verão Integrada, ação inédita que pela primeira vez levou, além de mais segurança, medidas integradas entre áreas como saúde, saneamento e turismo. O efetivo policial é o maior da história, alcançando mais de 4 mil policiais.
Entre 15 de dezembro e 15 de janeiro, os registros de roubo passaram de 1.036 ocorrências para 704, refletindo o impacto do reforço das ações de segurança pública durante a temporada.
A redução também foi registrada nos roubos de veículos, que caíram 45,31% no mesmo intervalo, de 128 para 70 casos. Os furtos em geral também caíram 2,40% (passaram de 3542 para 3457), enquanto os furtos de veículos recuaram 12,70%, passando de 441 para 385 ocorrências. Até 15 de janeiro, a Polícia Militar somou 433 presos e apreendidos, localizou 48 veículos roubados ou furtados e apreendeu 19 armas.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Na área da segurança, a Operação Verão Integrada mobiliza 4.075 policiais militares e 436 viaturas nos litorais norte e sul, um acréscimo de 22,7% no efetivo em relação a 2024. A ação conta ainda com o apoio da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros e, pela primeira vez, utiliza sete drones e três aeronaves para o monitoramento da orla e o reforço da vigilância aérea.
“Esse resultado é reflexo de um trabalho conjunto, com planejamento, investimento e inteligência”, disse o secretário de Segurança Pública, Nico Gonçalves. “Os indicadores criminais dão uma dimensão da importância da presença das forças de segurança no litoral. A população se sente mais segura e nós conseguimos dar uma resposta mais eficiente durante esse período de fluxo intenso de turistas”, complementa ele.
Do total de policiais mobilizados, cerca de 2,8 mil atuam na Baixada Santista e 861 no Litoral Norte. A operação também envolve 253 bombeiros e 147 policiais do Policiamento Rodoviário, ampliando a capacidade de resposta a ocorrências e atendimentos emergenciais durante o período de alta demanda.
Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre os índices criminais da Operação Verão Integrada são preliminares, com as ações se estendendo até março
Defesa da mulher
A Secretaria de Políticas para a Mulher também reforça neste verão a presença do Ônibus SP Por Todas no litoral paulista, levando orientação, acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência em regiões de grande circulação de turistas. A ação integra o “Pacto Verão sem Violências” e compõe a Operação Verão Integrada.
Entre os dias 12 e 23 de janeiro, o ônibus passou pelas cidades de Cananeia, Ilha Comprida, Iguape e Peruíbe, realizando 52 atendimentos a 36 mulheres. Além dos atendimentos, as ações de conscientização acerca das políticas públicas para mulheres impactaram 375 pessoas. Entre os dias 25 e 31 serão atendidas mulheres nas cidades de Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande. Durante o Carnaval também estão previstos atendimentos do Ônibus SP Por Todas.
Maior Operação Verão da história de SP
A Operação Verão Integrada é uma ação inédita e intersetorial, com foco não apenas na segurança pública, mas também em saúde, mobilidade e proteção ambiental. Ao todo, são R$ 55 milhões em investimentos, com destaque para o maior efetivo policial da história da operação. Em outra frente, a Sabesp destinou R$ 2 bilhões neste ano para a distribuição de água e o tratamento de esgoto, ampliando a infraestrutura de saneamento para atender moradores e turistas.
O planejamento de segurança inclui a atuação de unidades especializadas, como os Comandos de Policiamento de Choque, Rodoviário, Ambiental e de Aviação, além do Corpo de Bombeiros. O Centro de Operações da Polícia Militar também recebeu reforço para o monitoramento contínuo das ocorrências. Paralelamente, ao menos 13 cidades do litoral sul e norte participam do programa Muralha Paulista, que reúne cerca de 1,7 mil câmeras, parte delas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas, auxiliando na captura de foragidos e na recuperação de veículos.
O Corpo de Bombeiros intensificou sua presença com 567 guarda-vidas temporários, 253 soldados recém-formados, vagas adicionais de Diária Especial por Jornada Extraordinária (Dejem), postos avançados funcionando 24 horas no Litoral Norte e apoio de aeronaves da Aviação da PM. A Polícia Civil também ampliou seu efetivo e as vagas de Dejec, fortalecendo o atendimento e as investigações durante a temporada.



