A Polícia Civil de Santos realizou nesta quarta-feira (15) uma operação coordenada pelo 4º Distrito Policial que tinha como intuito desarticular esquema de receptação de cargas roubadas e também depósitos destas cargas.
A ação que cumpriu mandados de busca e apreensão em quatro imóveis localizados no bairro Paquetá terminou com três pessoas presas e na apreensão de grande quantidade de produtos alimentícios de origem ilícita. Os locais vinham sendo monitorados há semanas, após levantamentos indicarem que funcionavam como depósitos clandestinos de cargas furtadas.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Durante as buscas, os policiais localizaram aproximadamente 235 toneladas de açúcar, 20 toneladas de soja, 3 toneladas de farelo de soja e 1 tonelada de milho, todos provenientes de furtos de carga ocorridos na linha férrea da empresa RUMO, em Cubatão. Os representantes das empresas vítimas compareceram aos locais e reconheceram os produtos desviados.
Confira abaixo o vídeo que mostra parte do que foi localizado em um dos depósitos:
Segundo a Polícia Civil, além do crime de receptação qualificada, parte dos produtos eram reembalados e revendidos para consumo humano e animal. Os produtos estavam impróprios ao consumo e armazenados sem qualquer condição sanitária, configurando também crime contra a saúde pública.
Além das cargas, também foram apreendidos documentos, veículos, substâncias químicas utilizadas de forma irregular e também resíduos que indicam grave desrespeito às normas ambientais.
Procurada pela reportagem do TH+ portal, a Rumo Logística, confirmou em nota que em ação conjunta com a Polícia Civil de Santos (SP), foi desarticulado um ponto de receptação de cargas roubadas na cidade, na terça-feira (14).
Além diso, também informou que no local, situado na Rua Dr. Cochrane, estava sendo utilizado para armazenar as mercadorias provenientes de roubos que afetavam a Baixada Santista.
A concessionária afirmou que “a operação resultou na recuperação de 20 toneladas de soja, 3 toneladas de farelo de soja e 1 tonelada de milho”.
A Rumo finalizou afirmando que “a ação reforça o compromisso da concessionária em combater os crimes que afetam diretamente a segurança das operações ferroviárias e a economia da região portuária”.



