RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Operação policial desmantela esquema de extração de palmito no Vale do Ribeira e Vale do Paraíba

Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Juquitiba, Miracatu e Itapecerica da Serra

Uma operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (25) pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), a Polícia Ambiental e Vigilância Sanitária para desmantelar um esquema de extração de palmito de áreas ambientais do Vale do Ribeira e Vale do Paraíba.

Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Juquitiba, Miracatu e Itapecerica da Serra.

Denominada de “Operação Juçara”, ela investiga um grupo criminoso que transporta o produto “In natura” ilegalmente obtido para locais em que funcionam fábricas clandestinas, onde o palmito é manipulado e envasado sem adoção de quaisquer medidas sanitárias.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

A operação foi planejada após o encaminhamento, pelo GAEMA, de informações de ocorrências relativas a danos ambientais causados por um grupo de criminosos no interior do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virginia em São Luís do Paraitinga e Caraguatatuba.

Nas investigações foi identificado que essas pessoas constituíram empresas para comercializar e distribuir o produto, simulando tratar-se de empresa distribuidora. O palmito era manipulado e envasado em fábricas clandestinas, em ambientes insalubres e sem submissão a normas de higiene e segurança, necessárias para manipulação de produtos destinados ao consumo.

A ação contou com promotores de Justiça, servidores do MPSP, integrantes da Polícia Ambiental e agentes da Vigilância Sanitária. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS