A Operação Verão 2025/2026 de Praia Grande começa nesta segunda-feira (15). A ação recebeu apoio de 500 policiais militares, foram recebidos na Colônia de Férias dos Comerciários, no Bairro Mirim, para um treinamento que deve durar dois dias. Eles integram o efetivo de quase 2 mil profissionais da área de segurança que atuarão durante a temporada na Cidade.
Os policiais permanecerão no Município até o final do Carnaval e vão atuar em pontos estratégicos. O secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, participou da recepção aos policiais, que vêm de cidades do interior do Estado, e fez questão de apresentar um panorama de como é o Município e da importância desse reforço em um período no qual chega a receber 2 milhões de pessoas, considerando a semana entre Natal e Réveillon. “O trabalho de vocês é fundamental para que a Praia Grande funcione bem. Trabalhem com responsabilidade e afinco, estejam atentos e contem com o apoio da Prefeitura”.
Além destes policiais, 76 alunos e três oficiais da Academia do Barro Branco também atuarão na Cidade. Eles ficarão responsáveis pelo patrulhamento da orla, principais avenidas e centros comerciais. Já as áreas mais próximas à Via Expressa Sul e internas dos bairros ficarão a cargo do efetivo fixo da Cidade, que gira em torno de 500 integrantes.
A orla da praia receberá a instalação de 28 pontos de estacionamento para as equipes que utilizarão viaturas convencionais, motos e quadriciclos.
A Polícia Rodoviária receberá um reforço de 40 policiais e pelo menos quatro viaturas com foco principalmente na Via Expressa Sul até o Km 296 da Rodovia 55 (Padre Manoel da Nóbrega). O Patrulhamento Aéreo disponibilizará duas aeronaves, uma delas vinda de São Paulo, para atuar tanto no apoio ao patrulhamento da PM quanto nos salvamentos aquáticos.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
As praias da Cidade já estão contando com o aporte de 31 guarda-vidas temporários, contratados pela Prefeitura e Governo do Estado. Outros dez soldados e cabos vindos do Batalhão de Grupamento Marítimo também apoiarão os trabalhos.
O Corpo de Bombeiros receberá mais 16 homens e duas viaturas de salvamento e a Polícia Civil receberá pelo menos quatro policiais a mais a cada plantão. As ocorrências ficarão centralizadas na Central de Polícia Judiciária (CPJ) otimizando os atendimentos às forças de segurança e à população.
A Guarda Civil Municipal receberá um apoio de de quase 500 integrantes, atuando em escalas extras, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Guarda Ambiental, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), e Grupamento de Trânsito (Gtran), além de equipes em bicicletas pela orla.
As forças de segurança ainda contarão com um importante recurso: as câmeras de monitoramento da cidade. Atualmente, mais de 3.600 equipamentos compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento óptico de caracteres e reconhecimento facial, além de drones também operados pela GCM. Por meio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), é possível acompanhar as ações das equipes, prestando apoio imediato.
A Operação Verão em Praia Grande ocorre graças a um convênio com a Prefeitura, que arca com as despesas de hospedagem e alimentação de policiais lotados em outras cidades do estado de São Paulo.



