Um homem foi preso durante ação da Polícia Militar Ambiental, na quarta-feira (15), após denúncia anônima sobre manutenção irregular de pássaros em cativeiro, no bairro Arapongal, em Registro.
Ao chegar no local, os policiais observaram diversas gaiolas penduradas na área externa da casa. O responsável pelo imóvel permitiu a entrada da equipe, admitindo que alguns pássaros estavam sem a autorização legal necessária.
Na vistoria pelo imóvel, foi encontrada uma espingarda no chão de um cômodo e constatado que o homem não possuía a documentação da arma. Além da espingarda, foi apreendido um revólver calibre 32, 82 munições (calibres 22 e 24), intactas e deflagradas, 13 aves silvestres de diversas espécies, incluindo Trinca-Ferro-Verdadeiro, Coleirinho, Bico-de-Pimenta, Papa-Capim, Currupião e Bigodinho, além de dois Canários-do-Reino e equipamentos de captura, como 11 gaiolas vazias, uma rede e duas armadilhas para passeriformes.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido pelos agentes à Delegacia de Polícia de Registro,. O indivíduo responderá pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro e maus-tratos a animais.
Além disso, o infrator recebeu três Autos de Infração Ambiental (AIAs) totalizando em uma multa de R$ 54.500,00.
As aves e as gaiolas foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) de Registro, já as armas e munições foram apreendidas e ficaram na delegacia.



