Três pessoas morreram por afogamento na tarde deste sábado (10), em praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. As ocorrências foram registradas nos municípios de Praia Grande e Itanhaém e mobilizaram equipes do Grupamento de Bombeiros Maritímos (GBMar) Corpo de Bombeiros e serviços de emergência.
Em Praia Grande, um adolescente de 14 anos morreu após se afogar no mar na altura do bairro Jardim Imperador. Segundo o GBMar, as equipes foram acionadas pelo COBOM Marítimo por volta do meio-dia para atender a uma ocorrência de afogamento em andamento. Após o Guarda-vidas se deslocaram imediatamente ao local, com apoio de uma aeronave que realizava sobrevoo preventivo na orla do município.
Testemunhas relataram o desaparecimento do adolescente nas águas. Após cerca de 20 minutos de buscas, a vítima foi localizada e resgatada. Na avaliação inicial, os socorristas constataram afogamento em grau 6, considerado de alta gravidade e iniciaram manobras de reanimação cardiopulmonar ainda na faixa de areia. O adolescente foi encaminhado à UPA Samambaia, onde o óbito foi confirmado pelo médico plantonista. Até o momento, não há informações se a vítima era moradora da cidade ou turista.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Já em Itanhaém, duas pessoas morreram após se afogarem no mar na região do bairro Aparecida. A ocorrência foi registrada por volta das 14h48, quando equipes de salvamento foram acionadas para atender duas vítimas em processo de afogamento. De acordo com relatos de populares, um homem de 60 anos entrou com dificuldade no mar e iniciou o processo de afogamento. Um amigo, de 46 anos, tentou prestar socorro, mas acabou se afogando ao entrar na água.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram a primeira vítima sendo retirada da água por um guarda-vidas. O homem apresentou parada cardiorrespiratória durante o atendimento, sendo realizadas manobras de reanimação cardiopulmonar. Apesar dos esforços, o óbito foi constatado no local pela equipe médica.
As buscas pela segunda vítima seguiram e o homem de 46 anos foi localizado por volta das 15h22, apresentando afogamento em grau 6. Ele recebeu atendimento integrado das equipes de resgate e da equipe médica e foi encaminhado em uma unidade de suporte avançado ao Hospital Regional de Itanhaém. No entanto, o óbito foi constatado durante o transporte.



