A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (12/8), a Operação Caffeine Break com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que desviava produtos químicos para o tráfico de drogas. A investigação, iniciada pela Delegacia da PF em São José dos Campos, revelou um esquema que envolvia a compra de grandes quantidades de cafeína por empresas de suplementos alimentares e energéticos.
A apuração começou depois que a PF detectou uma movimentação financeira e logística atípica de uma empresa sediada em São José dos Campos. Outras duas empresas, também do ramo de suplementos, foram identificadas no esquema. Juntas, elas adquiriram mais de 550 toneladas de cafeína durante o período de investigação, sem qualquer lastro econômico, financeiro ou logístico que justificasse a compra.
Para ocultar o desvio, os criminosos emitiam notas fiscais falsas. Além disso, a operação mobilizou mais de 200 policiais federais para cumprir 20 mandados de prisão temporária e 51 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal de São José dos Campos.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Entre as cidades onde a operação foi realizada, estão diversas localidades no estado de São Paulo e a capital do Rio de Janeiro. Em seguida, a PF confirmou que a ação também cumpriu mandados em Santos, cidade do litoral de São Paulo, na região da Baixada Santista.
Como resultado da operação, foram determinados 59 bloqueios de contas bancárias e 83 sequestros e bloqueios de bens móveis e imóveis dos investigados. O valor total dos bens bloqueados chega a R$ 72 milhões.



