Um navio ancorado no Porto de Santos, em Guarujá, foi alvo de tentativa de furto nessa quarta-feira (23). Três suspeitos invadiram a embarcação do Panamá, e tentaram levar os objetos do local, mas uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima, interveio e prendeu um dos envolvidos.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, a ação fez parte da “Operação Escudo” e os policiais flagraram uma pequena lancha com dois tripulantes. Ela estava encostada em um navio atracado no canal do Estuário, enquanto um terceiro suspeito ficou a bordo do navio, com uma corda. Os agentes flagraram o acusado descendo vários sacos para o interior da lancha.
Ao verem a chegada da lancha-patrulha da PMAmb, um dos suspeitos no interior da lancha se lançou na água, nadando até o píer e fugiu por terra, junto com o suspeito que estava no interior do navio, em direção a uma comunidade local, onde foram feitas buscas. Por enquanto, nenhum deles foi identificado.
Já o terceiro suspeito, de 36 anos, que estava conduzindo a lancha, tentou fugir com a embarcação em alta velocidade, mas foi capturado, após pular na água. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária.
Ao mesmo tempo, uma segunda equipe da unidade especializada em Policiamento Náutico foi acionada e conseguiu localizar a embarcação, que em alta velocidade navegava pelo canal do estuário, entre os municípios de Santos e Guarujá. Ela colocou em risco os praticantes de esportes aquáticos, bem como comprometia segurança da navegação local.
Dentro da lancha, os policiais encontraram diversos materiais furtados, como dezenas de recortes de tubulação, conduites e fios de cobre, um respirador com máscara e cilindro de ar comprimido, um sistema de respiração com full face, três roupas de borracha para mergulho, duas bombas de porão, três emendas industriais e outros.
De imediato, o suspeito, residente no Guarujá, assumiu a participação na quadrilha e intenção do crime, sendo encaminhado a Delegacia Sede, onde foi apresentada a ocorrência, ficando o detido a disposição da autoridade judiciária de plantão, por furto.