Pontilhão da Zona Noroeste é reaberto ao tráfego de veículos em Santos

O pontilhão na confluência das avenidas Hugo Maia e Álvaro Guimarães, que passa por obras de revitalização, foi reaberto ao tráfego de veículos, após o término da concretagem da ciclovia da importante via comercial da Zona Noroeste de Santos, que terá 900 metros de extensão.

Entretanto, ônibus e caminhões que estiverem vindo da Álvaro Guimarães ainda não podem fazer a conversão para ingressar na Hugo Maia.

Paralelamente, na via, prossegue o assentamento de tubulações nas calçadas para melhoria do sistema de captação das águas pluviais, de acordo com o engenheiro civil Hélio Santos Jr., responsável pela supervisão das obras.

A ciclovia da Álvaro Guimarães terá um total de 1.800m² de concreto pigmentado na cor vermelha, reforçado com fibra de polipropileno, com endurecedor de superfície e desempenado mecanicamente. A pista terá, em média, 2m de largura.

O projeto de revitalização da Álvaro Guimarães envolve o trecho entre as praças Jerônimo La Terza e José de Oliveira Lopes, com a substituição de um total de 6.259m² de calçadas acessíveis, permitindo melhorias na trafegabilidade e na acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Também serão criadas faixas elevadas nas travessias, oferecendo mais conforto e segurança aos pedestres.

As melhorias começaram em janeiro de 2023 nas vias perpendiculares, em um conjunto de iniciativas da Prefeitura para tornar a área mais atraente a investimentos e à geração de empregos.

A Álvaro Guimarães contará com nova pavimentação nos 900 metros do trecho, totalizando 7.422m².  O projeto de revitalização, incluindo paisagismo, foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o prazo de conclusão é de 17 meses – expira no final deste semestre.

Para melhorar o sistema de microdrenagem, o projeto envolve a instalação de 41 bocas de lobo, 16 poços de visita, 134m de novos ramais de captação e substituição de toda a tubulação da rede central, em um total de 592m, para melhor escoamento das águas pluviais.

O paisagismo também será reconfigurado, com a execução de grama e forrações em 692m² e plantio de 51 árvores ornamentais regionais. Além disso, a avenida ganhará bolsões e baias para a parada de ônibus, além de novo mobiliário urbano como bancos e lixeiras, garantindo uma nova identidade visual para essa região da Zona Noroeste.

O projeto envolveu serviços, já concluídos, de infraestrutura nas ruas Aniz Tranjan, Pádua Sales e Celestino Bourroul, que atravessam a Álvaro Guimarães, no trecho entre as vias Hugo Maia e Nilo Rodrigues Paz.

Para a execução do projeto foi feito um investimento de R$ 8.885.175,00, sendo R$ 7.995.654,93 da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Estado, e o restante de recursos da Administração Municipal.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS